Baterias eFORCE, de produção nacional por parte da Exide com know how Tudor.

 

O mercado de baterias em Portugal é muito competitivo, com um número elevado de players que comercializam uma gama muito completa de marcas premium tradicionais como marcas próprias e low cost, mais focadas no preço em detrimento de padrões de qualidade elevados.

Depois de um período de alguma estagnação, fruto da crise económica, o mercado de baterias encontra-se actualmente numa fase de expectativa. Um pouco por todo o mundo, as inovações tecnológicas verificadas na indústria automóvel estão a ser aguardadas por players de todo o mundo para definir a resposta que o Aftermarket deverá dar. Por outro lado, a sazonalidade deste tipo de produto continuará a ser importante e um bom indicador do que poderá ser o resultado anual deste mercado.

O mercado terá um comportamento em linha com o que tem sido tradicional. Aproveitando o alavancamento que a época alta proporciona com os meses mais frios, ainda não se vislumbrará um aumento de vendas das baterias produzidas com um nível de tecnologia mais elevado, fruto da idade do parque automóvel português. Ainda assim, será interessante verificar o seu crescimento, sempre em linha com o que tem sido a comercialização das viaturas mais modernas.

O grande pilar da nossa estratégia para 2017 passa pela entrada em comercialização da eFORCE. Esta marca própria de baterias, de produção nacional por parte da Exide, o que garante o know how decisivo das baterias Tudor, vem preencher uma lacuna para a qual vínhamos sendo alertados pelos nossos parceiros. Com qualidade de topo será atribuída aos nossos parceiros um apoio específico para os pontos de venda, como é apanágio da Auto Delta. Por outro lado, continuaremos a levar muito a sério a parceria com a Varta, outro nome de peso no que às baterias diz respeito.

A evolução tecnológica tem sido muita ao longo dos anos. Em primeiro lugar, as viaturas de hoje em dia necessitam, fruto da tecnologia presente nas viaturas, de uma capacidade de resposta que não era necessária há alguns anos. Depois, a tecnologia AGM, vulgo Start & Stop, que representou também ele um desafio superado no que a baterias diz respeito. No futuro, o advento dos veículos eléctricos e o crescimento da sua importância no mercado Aftermarket será importantíssimo na evolução desta linha de produto.

Tem sido um acontecimento em que, como se pode verificar noutras gamas, o fabricante de automóveis coopera intensamente com o fabricante de componentes. São os desafios que as marcas de viaturas colocam aos fabricantes de baterias que permitem esta evolução permanente que se tem verificado.

Sem dúvida. Ainda assim, já se verifica um crescimento muito importante na venda de baterias com tecnologia AGM, fruto da forte presença nas viaturas mais recentes do nosso parque automóvel.

O desafio principal é a capacidade de resposta tecnológica. Na verdade, uma bateria já não vive apenas de um bom pico de arranque, mas também de uma maior capacidade, devido às maiores exigências eléctricas das viaturas.

As baterias são a “fonte de vida” deste tipo de veículos. Para o mercado Aftermarket, serão importantes num curto prazo as baterias auxiliares, que já representam uma percentagem interessante de vendas. Ainda assim, fruto da idade deste parque automóvel, ainda não se encontra num período de expansão exuberante.

Como todos os produtos low cost têm. Na verdade, existe uma franja de consumidores que, privilegiando o factor preço acima de tudo, acaba por esquecer que é a qualidade e, o seu equilíbrio com o valor a pagar, que cria um produto interessante e que satisfaz todo o mercado. A Auto Delta acredita nisso, oferecendo sempre uma maior qualidade ao melhor preço possível.

O custo das matérias-primas, como sejam o chumbo, acaba por ter uma influência directa em todos os elos da cadeia de distribuição do produto. Desta forma, serão sempre os players com maior capacidade de adaptação e de racionalização de custos que acabarão por vencer neste mercado.

Definitivamente. Na Auto Delta procuramos sempre a qualidade e a competitividade dos produtos que disponibilizamos. Falando concretamente na eFORCE, esta será uma marca que, com um selo de qualidade de topo, trará aliada a si um preço muito competitivo, representando esse equilíbrio de qualidade-preço tanto procurada por muitos players.

A marca da bateria é sempre um factor muito importante quando o comprador se trata de uma pessoa informada e ciente de que a qualidade é importantíssima para a satisfação do consumidor final.

Uma bateria de menor qualidade implica, à partida, uma menor fiabilidade que a maioria das marcas presentes no mercado. Deste modo, a bateria poderá apresentar lacunas graves no que diz respeito à capacidade de resposta proveniente das necessidades da viatura bem como o simples pico de arranque poderá, em pouco tempo, deixar de ter potência suficiente para colocar o motor em funcionamento.

Em primeiro lugar, o exercício de uma análise técnica exaustiva e eficaz pois poderá nem ser a bateria o elemento que esteja a causar problemas no sistema eléctrico da viatura. Ainda assim, aconselhamos, como é habitual na Auto Delta, a escolha de um produto de qualidade equivalente à original. Na verdade, o cliente não voltará nos próximos tempos para comprar uma bateria para substituir esta, mas a qualidade causará uma excelente impressão, fazendo com que este regresse sempre que for necessário.

As baterias usadas deverão ser sempre armazenadas em zonas cobertas e impermeabilizadas, dentro de contentores estanques devidamente identificados e com tipologias e composições distintas. A sua recolha apenas poderá ser feita por operadores de gestão licenciados ou pela entidade recicladora das baterias usadas. As provas documentais são importantes para manter um registo de todas as remoções até pelo controlo exercido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Nem é uma oportunidade nem prejudica verdadeiramente e decisivamente o negócio. A liberalização do mercado permite este cenário mas, tendo em conta a complexidade e a dimensão tecnológica que compreende, principalmente nas gamas mais modernas, defendemos que a sua comercialização deveria ser feita exclusivamente por players especializados. Por outro lado, um consumidor informado procurará sempre um distribuidor autorizado e com provas dadas no Aftermarket para satisfazer as suas necessidades, focando-se a Auto Delta na relação com este tipo de parceiros.

A especialização técnica, à semelhança de outras gamas de produto, será decisiva para a definição dos players mais importantes do mercado. Deste modo, uma oficina que se apresente capaz de responder com qualidade à complexidade tecnológica que a evolução do parque automóvel promete, será um parceiro de excelência para todos, marca, distribuidores e consumidor final.

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